Município assume regulação de pacientes graves atendidos pelo SAMU

O prefeito Clodoaldo Gazzetta, o secretário municipal de Saúde, Dr José Eduardo Fogolin, e a Diretora Técnica de Saúde III, Gabinete da DRS VI Bauru, Doroti da C. Vieira Alves Ferreira, se reuniram no final da tarde desta sexta-feira, 03/02, para formalizar o Termo de Compromisso entre o Estado e o Município, para acesso de pacientes graves em hospitais de referência.

Com isso, em 60 dias, a Regulação do acesso de pacientes graves, vítimas de trauma, acidente vascular cerebral e infarto agudo do miocárdio será realizada pelo município de Bauru/SP em substituição à Central de Regulação de Ofertas de Serviços de Saúde (CROSS).  

Desta forma, a regulação do SAMU fará a regulação e o encaminhamento do paciente vítima de acidente (trauma), AVC e infarto diretamente para o Hospital Estadual ou Hospital de Base, sem a necessidade de aguardar vaga no PSC (Pronto Socorro Central) ou UPAs (Unidades de Pronto-Atendimento).

Segundo o prefeito Clodoaldo Gazzetta, este é um importante passo na história da cidade, em termos de saúde pública, porque assume junto ao Governo do Estado uma repactuação, com as internações de urgência da cidade para três casos específicos, que são o trauma grave, infarto e o AVC, para que o SAMU possa fazer a regulação, com entrada direta nos hospitais, garantindo um atendimento rápido, e, consequentemente, evitar que perdas de vidas humanas possam acontecer, como já aconteceu num passado recente.

"Esse momento é histórico para a cidade de Bauru, essa parceria entre Estado e Município, para que a gente possa dar um atendimento de qualidade para as pessoas, que nesse momento mais grave da vida, vítima de um enfarto, de um AVC, ou de um trauma grave, possa ter o acolhimento apropriado nos hospitais do município, via SAMU. É um passo importante, e, além disso, para também melhorar esse atendimento, já conseguimos a doação de duas UTIs Móveis, que já estão no município, pra que a gente possa ter o SAMU atendendo com mais qualidade a população da  nossa cidade", disse Gazzetta.

O prefeito também pediu ao secretário da Saúde para que faça um processo de compra  de um medicamento que possa ajudar as vítimas de infarto, principalmente a melhorar a qualidade de vida delas, buscando evitar que a pessoa tenha sequelas e que tenha o acolhimento adequado na ambulância do SAMU até chegar ao hospital de referência.

Gazzetta também informou que o município  está em conversa com os prefeitos da região para que o tema principal do grande Fórum de Desenvolvimento Regional e Sustentabilidade que está sendo organizado, possa ser a saúde pública do município, não só em Bauru, mas de toda a região, para que cada um possa contribuir com ideias e sugestões, e assim busquem uma referência de saúde pública aplicada em todos os municípios da região.    

 

ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO
PREFEITURA MUNICIPAL DE BAURU

Categoria:Exemplo de categoria 2

Deixe seu Comentário